Advertiser 2
quarta-feira, 15 de setembro de 2010 Post By: Lilah

E Ele disse: Amai-vos Uns Aos Outros....



Eu não tenho dúvidas que, entre todas as questões que pais, mães e a própria sociedade, enfrentam em relação a aceitação e o direito ao pleno exercício da sexualidade, nada é mais controverso e motivo de discussão que as questões religiosas. Por se tratar de matéria de fé e consciência íntima, baseada em dogmas que não admitem discussão lógica, são as questões mais difíceis de serem superadas.

Não tenho a menor pretensão de converter ninguém a minha forma de pensar e muito menos a de ferir preceitos dessa ou daquela fé particular. Apenas proponho um exame mais apurado daquilo que vem sendo usado a milênios como justificativa para a condenação da homossexualidade. 

Nossa sociedade se formou assentada em bases da moral judaico cristã e apesar de todo o avanço que possamos ter feito no assunto, ainda falta muito para um Estado Laico de fato. Nossas instituições estão permeadas da influência dessa moral dita cristã que impede o pleno exercício inclusive do direito a liberdade de credo....ou não crer não é também uma forma de credo?

Tendo por base essa moral, dita cristã, é comum o uso de três passagens Bíblicas para a condenação sem trégua da homossexualidade.

A primeira em dois versículos do Antigo Testamento: Levítico 18:22 e 20:13. Eles dizem, segundo a tradução Católica

Lev 18:22 Não se deitará com um homem como se fosse mulher, isso é uma abominação
Lev 20:13 Se um homem dormir com outro homem como se fosse mulher, ambos cometerão um coisa abominável. Serão punidos de morte e levarão a sua culpa

Antes de analisar o versículo em si, cabe um comentário sobre a Natureza do livro Levítico. Trata-se de um Código de Leis e Preceitos do povo Hebreu. Ali estão as Leis de Sociedade, de vendas, as leis penais...Trazendo isso para o nosso tempo, Levítico seria o Código Civil e Penal do Hebreus. É portanto um livro de hábitos e costumes e da regulamentação em vigor naquele tempo.

Sobre o texto dos versículos eu queria tecer algumas considerações. Primeira, por que não se fala em mulheres que deitam com mulheres? Seria a homossexualidade feminina então menos abominável que a masculina? Trata-se de uma omissão? Mas, se você acredita que a Bíblia é uma palavra inspirada, por que iria Deus cometer uma omissão de tal natureza? Sim, os versículos condenam a homossexualidade masculina, não vou aqui tentar dizer o contrário, o que eu quero que se pense e reflita é por que esses dois específicos versículos permaneceram por mais de 2000 anos como verdades gravadas em pedra, enquanto os versículos abaixo, extraídos do mesmo Levítico, foram considerados superados? Pense você mesmo...

Lev 20:18 Se um homem dormir com uma mulher durante o tempo de sua menstruação e vir a sua nudez, descobrindo o seu fluxo e descobrido-a ela mesma, serão ambos cortados do meio do seu povo (nada de fazer sexo menstruada)
Lev 20:19 Não comerei nada que contenha sangue....(esqueça galinha ao molho pardo e chouriço)
Lev 11:10 (sobre alimentos puros e impuros) mas tereis em abominação todos os que não tem barbatanas nem escamas, nas águas e entre todos os seres vivos que nelas se encontram (polvo? Marisco? Pode esquecer. Proibido. ABOMINAÇÃO. Igualzinho a homossexualidade)

Eu poderia citar mais 30 ou 40 versículos de Levítico que foram esquecidos, enquanto 18:22 e 20:13 parecem ter se cauterizado nos olhos de padres, pastores e fiéis, mas o texto ficaria insuportavelmente longo.

As outras duas menções acontecem em Romanos 1:18-32 e I Coríntios 6: 9-10. O texto de Romanos é longo e fala da ira de Deus aos que viraram as costas as suas leis e fizeram ídolos. A menção direta a homossexualidade se dá no versículo 27. Em Coríntios lista-se todos aqueles que não herdarão o reino dos céus

I Rom 1:27 Do mesmo modo também os homens, deixando o uso natural da mulher, arderam em desejos um para com os outro, cometendo homens com homens a torpeza, e recebendo em seus corpos a paga devida ao seu desvario.

I Cor 6:9-10 Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus

Novamente é preciso contextualizar os textos de Romanos e de Coríntios. Tratam-se de Epístolas, ou seja, cartas de Paulo as Igrejas nascentes em Roma e Grécia. É preciso lembrar que Paulo é Judeu, nascido e criado sob as leis Mosaicas, as mesmas lá de Levítico. Paulo, apesar de sua conversão ao Cristianismo é um intransigente defensor dessas leis, tendo inclusive diversas brigas com Pedro, o apóstolo, considerado o primeiro Papa do Catolicismo em matérias como a circuncisão de gentios convertidos. 

A Igreja que nascia em Roma e Grécia, nascia numa cultura onde a homossexualidade não era apenas tolerada, mas vista como a mais perfeita manifestação de amor. Para os Gregos antigos, o amor só era possível entre iguais. O sexo heterossexual era para reprodução. Os meninos gregos, ao atingirem a puberdade, deixavam suas casas e passavam a tutela de um homem mais velho que devia lhes educar para ser um soldado, instruindo nas artes de guerra e também sendo um mentor sexual. Acreditava-se que só assim esse menino seria capaz de vivenciar plenamente sua virilidade.

Em Romanos e Coríntios, Paulo ataca a cultura, que ele acreditava ser um empecilho ao crescimento da nova fé. Os mesmos homens que cultuavam deuses do Olimpo eram os que mantinham relações homossexuais. Ao atacar a homossexualidade, Paulo ataca toda a cultura grega e romana da antiguidade, procurando impor um novo modelo de fé. Você não precisa concordar comigo, mas por que a Igreja, fixa-se nesses versículos de Paulo e esquece outros dessas mesmas cartas?

Os primeiros cristãos acreditavam na volta iminente de Cristo, Paulo diz acerca disso em I Cor 7:26-27 Julgo, pois, em razão das dificuldades presentes, ser conveniente ao homem ficar como é. Estás casado? Não procures desligar-te. Estás solteiro? Não procures mulher. (ou seja...ele aconselhou que ninguém mais casasse...2000 anos atrás, estaríamos extintos hoje)

I Cor 11:5-6 Toda mulher que ora ou profetiza, não tendo coberta a cabeça, falta o respeito ao seu Senhor, por que é como se estivesse rapada. Se uma mulher não se cobre com um véu, então corte o cabelo (Aqui a Igreja afirma tratar-se apenas de costumes da época, dos quais hoje estaríamos livres. Mas por que isso era costume e o resto ainda é lei?)

I Cor 14:34 Como em todas as Igrejas dos Santos, as mulheres estejam caladas nas assembléias, não lhes é permitido falar, mas devem estar submissas como também ordena a lei. Se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa aos seus maridos, pois é inconveniente para uma mulher falar na assembléia. ( Novamente a lei...que lei? A lei Mosaica. E por que as mulheres hoje são pastoras, ministras da eucaristia, pregadoras...?)

Novamente, existem inúmeras outras citações que poderiam tornar o texto ilegível. O que cabe perguntar aqui é quem escolheu as partes que seriam tomadas como Lei e quais seriam relegadas ao esquecimento, como simples costumes da época? Quem definiu que homossexualidade é pecado, mas a proibição a comer polvo e sentar na cama de uma mulher menstruada eram apenas costumes da época? Quem definiu que partes da carta de Paulo eram verdades e que partes eram meras opiniões pessoais. Deus? Cristo? Ou os homens de diversas religiões?

Há de se pensar que a condenação a homossexualidade é muito mais uma condenação ao sexo não procriativo, do que a união homogenital. Todo o sexo não procriativo é condenado pela religião. E não existe nenhuma outra forma de amor que seja tão voltada ao prazer e ao afeto que a união homossexual. Quando dois homens ou duas mulheres se deitam juntos, não existe nenhuma desculpa de fecundação. Não existe nenhum “multiplicai-vos”. É o sexo por prazer em sua mais elementar forma. E esse tipo de sexo é condenado por quase a unanimidade das religiões, que esquecem que o instinto sexual é um instinto natural e portanto seria, segundo suas próprias crenças, uma criação divina

Por fim, ainda sem esgotar o assunto, se você não notou, não existe nenhuma passagem no Novo Testamento onde Cristo se pronuncie sobre a homossexualidade. Não existem parábolas, nem sermões. Nada. No entanto, existe uma frase que mais que todas as leis, sermões e parábolas resume o pensamento de Cristo a cerca da vida. Por que se existem divisões nas diversas Igrejas da Cristandade elas são a respeito de dogmas ou história, mas não sobre os ensinamentos morais do Cristo. E vejam bem, eu disse do Cristo. E não de seus seguidores. A frase? Ele disse: Amai-vos uns aos outros...

blog comments powered by Disqus
Copyright Reserved Tramas, Tranças e Bobagens 2010.
Design by: Lilah | Template Adaptado by Lilah | supported by One-4-All