Advertiser 2
quarta-feira, 29 de setembro de 2010 Post By: Lilah

Confuso? Não! Bissexual!




“...a sociedade é como um supermercado. há prateleiras para todos os produtos da cesta básica e você só precisa se enquadrar, mas se seu tipo for diferente dos demais, fica de fora, mesmo havendo espaço de sobra...” @jockdean

Desde que nascemos somos encaixados em prateleiras. Meninos jogam bola. Meninas brincam de boneca. Por muito tempo essas prateleiras não admitiam que saíssemos da relação macho/fêmea. Recentemente a causa gay ganhou mais visibilidade. Não que isso tenha, de forma milagrosa, criado espaço na prateleira para gays e lésbicas. Não criou. Mas de alguma forma misteriosa essa visibilidade parece ter criado uma nova maneira de discriminação. Estabeleceu-se como verdade absoluta que, se você não é hétero, você é homossexual.

Nós temos a tendência de categorizar tudo. Colocar tudo em gavetinhas. E se por acaso alguém bagunça as gavetinhas nós não reagimos bem. E tem gavetinha mais bagunçada (nessa visão) do que a bissexualidade?

Nós acreditamos que o afeto precisa, necessariamente, estar orientado por gênero. Pelo menos no que diz respeito aos afeto sexual. E quando alguém transcende isso, quando seu desejo não é barrado pelo gênero do parceiro, a nossa tendência imediata é a negação. É afirmar que isso não é possível e o sujeito dessa ação é, ou um enrustido covarde negando seus desejos ou está apenas confuso. Cria-se então, o que chamamos mais recentemente, de bifobia. E estabelece-se a prática cruel da minoria que discrimina outra minoria. Gays e lésbicas que rejeitam a existência da bissexualidade e colocam tudo na conta de uma suposta covardia em assumir a própria sexualidade.

Do outro lado, bissexuais enfrentam a desconfiança de héteros que os consideram instáveis ou confusos. Incapazes de estabelecer uma relação porque, como sentem atração por ambos os sexos não poderiam “se contentar” com apenas um. Forma-se o gueto dentro do gueto. E nessa confusão, como meninos e meninas bissexuais podem formar sua própria identidade sexual? Como se descobrem bissexuais e passam a se aceitar assim? Capazes de amar independente do gênero?

Nada melhor que ouvir de alguém que vive isso nesse momento. Numas dessas madrugadas no msn, num papo muito bom com um menino que enfrenta esse momento e constrói corajosamente sua identidade, sem se deixar prender por prateleiras ou guetos nasceu a coluna de hoje. Eu só posso agradecer a confiança de se desnudar aqui e compartilhar conosco suas impressões.

Descobri que gostava de garotos quando tinha 14 anos. Me senti culpado, envergonhado do que era, e foi um longo caminho até a aceitação. Durante algum tempo eu achei que era gay. Mas então, surgiu uma garota na minha vida, uma que eu olhava de modo diferente e me fazia sentir diferente... E então me descobri bissexual.
Existe todo um preconceito por trás da bissexualidade. Parte da comunidade gay, que acha que você é gay, mas que não tem coragem de sair do armário, e dos heterossexuais, que acreditam que somos seres instáveis, que não conseguem descer do muro e se decidir por um garoto ou uma garota.
Não se trata de nada disso. Não é como se procurássemos apenas o corpo de uma pessoa, se trata de algo mais profundo. Não é só se apaixonar pelo garoto, ou pela garota; é algo mais fundo. Há quem não acredite quando eu digo que sexo não é a primeira coisa que vejo quando me apaixono, mas é verdade. Não se trata do corpo, e sim do conjunto: os sentimentos, a cabeça, a alma. Não é sobre o gênero, ou sobre o papel do outro na sociedade; é sobre o que a pessoa é, e o que representa pra mim.
Meu nome é Alexandre, sou bissexual, e sinto orgulho de ser quem sou.

"Quando me apaixono, me apaixono por um ser humano. Eu não vejo um homem ou uma mulher, uma pele negra ou branca, um adolescente ou um cinqüentão, mas uma alma da qual sou o complemento." Angelina Jolie.

Alexandre, @xandydias, 19 anos

blog comments powered by Disqus
Copyright Reserved Tramas, Tranças e Bobagens 2010.
Design by: Lilah | Template Adaptado by Lilah | supported by One-4-All