Advertiser 2
quarta-feira, 21 de abril de 2010 Post By: Lilah

Fanfics



Quantas vezes aquele seu personagem predileto de uma série qualquer não fez o que você queria? Quantos romances, só insinuados, que você acompanhou por milhões de episódios, só para que a emissora cancelasse a série e você jamais visse o final esperado? E quantas séries acabaram e você morreu de saudades? Pois bem, não sou as Organizações Tabajara, mas seus problemas acabaram! Fanfics são a resposta a todos essas questões.

Fanfic é a abreviação do inglês Fan Ficcion, ou seja ficção escrita por fãs, é um texto, normalmente de autores amadores, escrito por fãs de filmes, seriados, livros....O fanfic se caracteriza por ser uma livre expressão, nem sempre fiel a história original. Aliás, quase sempre nada fiel!

O gênero é uma febre na internet, principalmente em língua inglesa. Séries como Friends, Criminal Minds, CSI e Lost (com finais mais absurdos possíveis) fazem a alegria dos fãs. Além desses, Senhor dos Anéis, Harry Potter, Crepúsculo e filmes clássicos como Guerra nas Estrelas são os preferidos dos autores de fanfics.

Além de sites exclusivamente dedicados ao gênero, como Expresso Howgrats em português e voltado ao Universo de Harry Potter, Fanfiction.net em inglês, mas com espaço para outras línguas inclusive português, Twinlight Brasil, voltado ao universo de Crepúsculo e o Need for Fic todo em português e dedicado a todos os gêneros de fanfic, várias comunidades dentro do Live Journal também publicam fanfics variados.

Existe uma enorme gama de temas em fanfics, desde finais alternativos a tramas paralelas ou completa releitura das histórias. A maioria dos autores procura ser fiel ao "espírito" do personagem, fazendo com que ele seja reconhecido na fanfic e que o clima da história seja mantido, mas também existem autores que preferem uma visão alternativa, quase subversiva do caráter original do personagem.


Antes de começar a ler é bom saber um pouco sobre os tipos de fanfic...ou você pode ter a surpresa de ver seu personagem predileto morrrendo, virando vilão ou em cenas proibidas para menores:

Darkfic - Fanfic abundante em cenas depressivas, atmosferas sombrias e situações angustiantes. É o contrário das fanfics definidas pelo termo "waffy"

Deathfic - Onde os personagens principais morrem. Cuidado! Não recomendado a corações sensíveis.

Slash - fanfic homoerótico, normalmente entre personagens centrais que em sua história de origem não costumam tomar parte em relações homoafetivas. Um fanfic campeão nessa área é entre Kirk e Spock de Star Treck. A versão lésbica é chamada de femslash.

Fluffy - Fanfic extremamente açucarada. Chega a ser mais do que um romance, onde os personagems são carinhosos

Fanon - Indica a presença de idéias já propagadas em outras fanfics e que se tornaram tão populares quanto a obra original

Quanta a estrutura ou personagens nós podemos ter:

OOC - "Out of Character". Quando o personagem age de forma diferente do habitual. O personagem não se prende as características originais. Imagine um Swayer fofinho e romântico. Pode acordar do desmaio agora.

PWP - "Plot? What plot?" Significa: Enredo? Que enredo? Esse tipo de fic não tem muito enredo, dando prioridade ao sexo.

POV - Point of View. É quando a fic é narrada em primeira pessoa. Ponto de vista do personagem principal. Quem narra é algum participante da história.

SAP - Sweet as possible. Significa: tão doce quanto possível. Fanfic açucarada, mas sem excesso

What If - O que aconteceria se a história tomasse um rumo diferente. Você não gostou da morte de alguém? Queria um romance diferente? Procure esse tipo de fanfic.

U.A. (Universo Alternativo) - Quando a fanfic se passa num mundo diferente do criado pelo(a) autor(a) original da série, mas utilizando os personagens já existentes na história, na maioria das vezes buscando não alterar as características físicas e psicológicas das personagens. Uma espécie de Ilha de Lost dos fanfics.

Quanto ao conteúdo sexual das fanfics:

Lemon - Fanfic com cenas explícitas de homoerotismo.

Orange - Fanfic com cenas de sexo explícitas entre mulheres

Lime - cenas de sexo apenas sugeridas (hétero ou homossexual)

NCS - Non Consensual Sex. Quando ocorre uma relação sexual sem o consentimento total de um dos parceiros. Não necessariamente violento.

SM - Fanfic com cenas de sadomasoquismo

Threesome - Fanfic com cenas de sexo entre três pessoas


A maioria dos sites faz uma classificação indicativa de leitura:

G (Livre ou K/K+) - Fic liberada para todas as idades. O site Fiction Ratings subdivide esta classificação em duas categorias: K e K+.

K: Conteúdo livre de qualquer linguagem grosseira, violência e temas adultos.

K+: Conteúdo com menor grau de violência, insinuações de linguagem grosseira e ausência de temas adultos, recomendável para crianças maiores de 9 anos.

PG-13 (NC-13 ou T): Não recomendável para menores de treze anos por conter alguma violência, linguagem levemente grosseira, e sugestão de temas adultos. Cenas leves.

PG-15 (PG ou NC-15): Não recomendável para menores de quinze anos por conter cenas de violência, linguagem grosseira e temas adultos leves. Cenas estilo médio.

PG-17 (NC-17, M/MA ou R): Não recomendável para menores de dezessete anos por conter cenas de descrição explicita de violência, uso liberado de forte linguagem grosseira, e temas adultos tratados de modo detalhado e explícito. Cenas fortes.

Hentai (ou R-18):Contem cenas de sexo,não recomendado para menores de 18 anos.


Agora é só procurar sua série, filme ou livro favorito e viajar nas aventuras criadas por fãs do mundo todo. E quem sabe arriscar a se tornar, você mesmo um escritor. Eu comecei escrevendo fanfics de Queer as Folk e de CSI. O fanfic é um excelente universo para se começar, você já tem a estrutura, a idéia básica, os personagens e com isso metade ou mais da criação já está feita. Aos poucos conforme você for ficando mais confiante pode se aventurar em universos alternativos, personagem OOC e quando perceber você terá criado uma história totalmente nova e original.

PS: Miss Copa, Obrigada pela inspiração para esse post! Comecei a escrever a fanfic de Supernatural que comentamos ontem. Em breve publicarei aqui.

blog comments powered by Disqus
Copyright Reserved Tramas, Tranças e Bobagens 2010.
Design by: Lilah | Template Adaptado by Lilah | supported by One-4-All