Advertiser 2
terça-feira, 10 de agosto de 2010 Post By: Lilah

Peripécias na Bolívia


Novidades aqui no cantinho! Uma coluna semanal, sempre as terças-feiras, contando as minhas aventuras aqui na Bolívia. Para começar que tal uma visita a um dos pontos turísticos mais incríveis de La Paz?
La Paz é uma cidade encravada no altiplano, uma região de predomínio indígena. A maioria dos habitantes tem ascendência Aymara e isso é estampado em rostos redondos, olhos rasgados e roupas coloridas. Mas o local onde essa realidade é mais forte é o Mercado de Las Brujas. Ainda que você possa encontrar de tudo, a função principal do mercado é reunir Las Brujas e suas barraquinhas com feitiços e mandingas para praticamente qualquer coisa que você imagine. Existem insetos, plantas, sapos e rãs dissecados e uma variedade incrível de ervas mágicas que curam de resfriado a impotência sexual.

La Bruja Tyannia e sua barraca no Mercado com estátuas da mãe terra, fitinhas de boa sorte e ervas para trazer a pessoa amada

O mercado fica próximo ao centro, ocupando ruas estreitas, de paralelepípedo, com muitas curvas e subidas. É uma aventura colorida e divertida. O mais gostoso, se você dominar um pouco do espanhol, é conversar com algumas das Brujas e escutar suas histórias. Muitas no entanto, ainda falam o idioma aymara misturado ao espanhol, o que torna difícil a compreensão. Elas gostam de vender seus produtos e descrevem suas propriedades sempre com uma certa dose de magia.

Uma futura bruxinha! A herança andina é clara nas bochechas que dão vontade de apertar


O mercado vive cheio. Pessoas apressadas, carregadores de pacote....mas tem um ar interiorano, antigo. Parece uma viagem no tempo, com suas barracas de artesanato, seus tapetes de lã feitos a mão, suas roupas e ponches coloridos que lembram os rituais Incas (a maior parte da população de La Paz é de queíchuas, descendentes diretos dos Incas). Chegar não é muito fácil, se você estiver longe do centro e depender de transporte público. Os ônibus em La Paz são....interessantes...rsrs. Eles são pequenos, vivem atrasados, cheios e não tem um itinerario muito certo. Os motoristas parecem dirigir de acordo com seu humor, então uma viagem de 10km pode, de repente, virar 25km se ele lembrar que precisa passar em algum outro lugar.




Coloridos, atrasados, cheios e com itinerário imprevisto...ônibus na Bolivia nunca são monótonos!






No Mercado você também precisa exercitar uma arte indispensável: a pechincha! Nunca pague o primeiro preço. Um casaco de 30 dólares pode terminar custando 15. Um chocolate pode custar 3 dólares e no fim sair por um. Os preços não são fixos e dependem da "cara do cliente", quanto mais turista você parecer, mais caro será cobrado. 
Por fim, duas coisas imperdíveis: comer carne de lhama e beber chá de coca.





O colorido e rico artesanato do mercado: tapetes de lã feitos a mão, casacos com pele de lhama, ponchos coloridos...um banquete para os olhos

blog comments powered by Disqus
Copyright Reserved Tramas, Tranças e Bobagens 2010.
Design by: Lilah | Template Adaptado by Lilah | supported by One-4-All