Advertiser 2
9
domingo, 28 de novembro de 2010 Post By: Lilah

Vale um Potosí

Aqui na Bolívia existe um ditado bastante usado. Quando algo é muito bonito ou valioso diz-se que "vale um Potosi". Para entender o significado da frase você precisa conhecer Potosi. Localizada a 4690m acima do nível do mar, Potosí é o lugar mais alto do mundo habitado. Equivale a mais de meio Everest. É patrimônio da Humanidade e repleta de obras primas da arquitetura dos séculos XVI e XVII. Os lugares, a arquitetura,o céu, tudo é deslumbrante, no entanto a cidade pequena, menos de 200 mil habitantes, convive com população muito pobre, saindo do centro a visão é de periferia.


Eu de boné e casacão, a quinta da direita pra esquerda
A cidade não tem linhas aéreas comerciais, então saindo de La Paz eu precisei fazer uma excursão! Primeiro de carona no ônibus que levou a galera da Petros, eu fui de La Paz a Oruro. Uma viagem de mais ou menos 3h. Uma paisagem maravilhosa, campos enormes pintados com lhamas brancas e marrons e muitos pássaros que eu não consegui identificar.

A estrada entre La Paz e Oruro. O Pontinho branco é uma Lhama.

De Oruro a Potosí o melhor caminho é o trem. Ele só roda 4 vezes por semana e em horários definidos. Esqueça a viagem romântica dos filmes de cinema. No trem de Oruro você viaja com galinhas, crianças chorando, pacotes enormes e vendedores de tudo que você imaginar. O Trem não tem cabines, e todas as classe parecem iguais: bancos apertados e bem desconfortáveis. A paisagem compensa, mas os abismos assustam!


Estação de Oruro

Lago Socobaya, a caminho de Potosí

A primeira impressão de Potosí não é boa. A estação de trem e os arredores são cheios de vendedores ambulantes e existe muito lixo, para quem mora no Rio de Janeiro, é bem parecido com a região do Porto. Mas se afastando upouco e chegando ao centro histórico você começa a entender por que "vale um Potosí" a viagem!


Igreja de San Lorenzo

Eu, Beto e um casal de amigos, na Laguna de Tarapaya. Fazia uns 3° isso é a primavera Boliviana em cima das montanhas, pessoal!

Na sexta feira nós fomos ao Salar de Uyuni. Um deserto de sal pode não parecer um passeio interessante né? Mas você se engana. É um lugar absolutamente deslumbrante! A sensação de estar em um outro mundo, um universo branco. Nós chegamos as 6h da manhã e fazia muito frio. O fenômeno mais interessante é justamente a temperatura. Faz muito frio antes do sol nascer, mas o sal reflete tanto os raios de sol que as 11h você está suando em bicas. E salgado como um bacalhau!







Estrada para o Salar














Chegando ao Salar













 
Laguna Verde






 




Laguna Colorada, repleta de flamingos








Parece neve ou água, mas é sal

















Fazendo graça com a falta de perspectiva no meio de todo o branco







E quando você acha que não tem mais nada para te surpreender...você descobre um hotel de sal. Paredes, mesas, camas...tudo é feito de sal. E você pensa que só políticos brasileiros tem ideias absurdas? Conheça o cemitério de trens, no meio do nada trilhos e trens corroídos pelo sal.


A comida nunca fica insosa, peque o sal na mesa. Literalmente!

Cemitério de Trens


Infelizmente não deu tempo de visitar o Parque Nacional do Sajama,com o vulcão extinto e suas lhamas selvagens. Mas eu volto. Visite os Andes, você vai se surpreender em como é bonito!


O monte Sajama....fiquei na vontade...



  1. Adorei :).
    Conhecer lugares diferentes faz mto bem pra nossa alma...

    Neste momento estou na Lituânia, de longe o lugar mais frio que já estive. Mas terei 3 semanas pra conhecer esse país e sua cultura...

  1. Fantástico! Que lugares lindos, Lilah! Eu não me daria bem com o frio, fato! Mas se eu tiver uma oportunidade, arrisco! É lindo demais pra perder!
    Beijo

  1. Oi Lilah
    Passeando pela Net achei teu blog
    Parabéns!!!
    Quando lia na Echo que estavas na Bolívia achava que era a passeio...
    Mas, pelo que estou vendo moras aí..
    Como fostes oparar aí mulher???
    Adorei...Algumas coisas já sabia, pois sou professora de geografia e outras não...
    Adorei adquirir informações...
    Virei mais vezes...
    Parabéns pela gravidez.
    Já tinha te desejado o melhor lá no Echo.
    Vou te linkar no meu Blog de geografia
    http://geovideossucodelaranja.blogspot.com/

    Bjus

    Me visite...
    Estou um pouco afastada dos blogs, mas num dias desses dei uma passadinha lá.
    Voltarei devagar.

  1. Lilah que lugar lindo amiga, que viajem fantástica com certeza, anotarei em meu caderninho de desejos
    Obrigado por mostrar um pouco disso pra gente, é muito bom viajar com os amigos.
    Bjs

  1. Lilah,

    Que maravilha de lugar! Que bom que através dos seus olhos tivemos a chance de conhecer mais um lugar espetacular. =]

    Beijos.

  1. Deslumbrante!!!

    Ohh se vale um Potosí!!

    bjs querida!

  1. Rose

    Lindo lilah! Deslumbrante realmente... mas o precipício da estrada... hum sei não... tenho pavor de altura... não sei se iria... ainda bem que tenho você pra ir, tirara as fotos e postar aqui... hehehehehe...

  1. A Laguna Verde parece uma imagem do paraíso! E Lhaminha, deu tchauinho para as priminhas, os pontos brancos no areal? hehe

  1. Bom, yo espero que estando de paso en la ciudad donde vivo, te haya gustado... y a quienes visiten o deseen hacer un viaje a Potosi, sean Bien venidos....

Copyright Reserved Tramas, Tranças e Bobagens 2010.
Design by: Lilah | Template Adaptado by Lilah | supported by One-4-All