Advertiser 2
13
quarta-feira, 17 de novembro de 2010 Post By: Lilah

Essa tal Liberdade de Expressão...


Houve um tempo nesse país em que falar era crime e ter ideias era perigoso. Os tempos mudaram e, felizmente a liberdade de expressão é assegurada constitucionalmente. E aí que muitos andam confundindo liberdade de expressão com o direito de falar qualquer besteira.. E estão dando a preconceito e intolerância o status de opinião.


Existe uma máxima que diz que o seu direito acaba onde começa o meu. O meu direito de viver, de ir e vir, de manifestar afeto, de não ser alvo de discriminação, de ser igual perante a lei...TODOS esses direitos se sobrepõem ao seu "direito" de não gostar de mim. Eu pensei em escrever esse post no meu outro blog, por que ele nasceu de um comentário no Mãe sou gay, sobre o direito de não gostar de gays, mas a verdade é que esse é só UM dos comentários preconceituosos que dominaram a net nas últimas semanas.


Grita-se contra nordestinos e dizem ser só uma opinião. Ou que isso é liberdade de expressão. Faz-se rodeio de gordas na Universidade e é só "brincadeira". Um jornalista vai a TV dizer que os acidentes de trânsito são culpa do governo que barateou o crédito e agora qualquer miserável tem carro e isso é imprensa livre. Claro que enquanto eles dirigiam os carros das madames não havia problema nenhum. E se alguém reclama disso logo aparece um para dizer que queremos censurar a imprensa e isso fere o direito a liberdade de expressão.


Liberdade de expressão não é falar o que se quer! Nós vivemos num Estado de direito. A Constituição Federal lista em seu artigo 5° uma série de garantias individuais que não podem ser desrespeitadas com a desculpa da liberdade de expressão. Eu não posso discriminar, ferir a honra, a dignidade ou outros direitos em nome do suposto direito de dizer qualquer coisa que eu queira.


Voltando ao comentário que deu origem a esse post....se existe o direito de não gostar de gays, então é suposto que o direito de não gostar de negros, pobres, favelados, nordestinos, judeus, árabes, velhos, gordos...também esteja assegurado. Pessoas não são sabores de torta ou tipos de sapato. Você pode não gostar de abobrinha ou de sorvete de manga ou de sapatos de salto alto. Nem a abobrinha, nem o sorvete de manga ou o sapato alto tem direitos e garantias a serem respeitadas. Mas você não pode fazer isso com pessoas e achar que isso é liberdade de expressão.


Quer um exemplo prático? Você pode não gostar de ver dois homens se beijando? Pode. Você pode impedir que eles façam isso por que você não gosta? Não. Por que o seu direito de não gostar acaba quando começa o direito deles de manifestar afeto. Você pode não achar bonito um gordo de sunga na praia? Pode. Você pode impedir que ele entre na praia? Não. Você pode não gostar de pobres dirigindo carros na estrada? Pode. Você pode ir para TV e dizer que miseráveis que nunca leram um livro não devem ter carro? Não deveria poder.


O direito constitucional a liberdade de expressão não é um salvo conduto para a manifestação de preconceito, discriminação, xenofobia ou homofobia. Não existe direito de ser preconceituoso por que isso fere o direito a dignidade da pessoa humana. O direito a liberdade de expressão é diretamente proporcional a obrigação de zelar pelo bom uso dele. E o mal uso desse direito tem consequências. Morais e legais.

PS: A comparação com sorvete de manga e abobrinha e a inspiração desse post vem do @birdaun por que quem tem amigo nunca fica sem tema pra escrever









  1. Anônimo

    fazer o q? estamos rodeados de pessoas ordinárias q se contentam com a ignorância de sua sabedoria by google.
    vamos tentando fazer nossa parte...

  1. Justo o seu pensamento!Hoje em dia com tanta desenvolvimento eclodindo,invenções se tornando obsoletas em segundos,as pessoas começaram a confundir e fundir conceitos que as vezes passam de ordinários a ofensivos e são tomados como verdade pelos pseudo-intelectuais mas...É pau,é pedra...
    Excelentes textos Lila!!!!Felicidades!!!!

  1. Assino embaixo!

    Eu sempre digo que o que falta é respeito!! Todo mundo quer ser respeitado, mas esquece que precisa haver mão dupla.

    beijos e ótimo dia

  1. Assino embaixo! (2)

    Agora falta de respeito vem protegida pelo direito de expressão.

    Muito pertinente sua reflexão!!!

    Grande beijo,

    Cláudia

  1. Oi Lilah!
    Difícil lidar com a falta de respeito alheia. Falo sempre isso pois sempre tomo o maior cuidado para não ferir meu próximo. No entanto, já fui tantas vezes alvo de preconceito pelos mais variados motivos: por ter amigos gays, por ser de determinada religião, por defender a minoria e por aí vai. Mas sou fiel a minha formação que graças a Deus,meus pais souberam me dar. Excelente seu texto.
    Bjs

  1. Parece que só há respeito quando existe dinheiro ou poder envolvido. Quando não, sempre prevalece a lei do mais forte.

    Só tempo e muita argumentação para educar as pessoas sobre seus comportamentos preconceituosos.

  1. Anônimo

    Nossa, muito bem escrito. A ideia vendida aqui pode ser comprada muito facilmente. Os argumentos são simples e dizem tudo. Parabéns

  1. Palmas para você!!
    Simplesmente admirável o seu texto. Adorei como você colocou o tema sobre a liberdade de expressão.

    Preconceito não pode MESMO ser confundido com liberdade de expressão.


    BeijoO!

  1. Todos devemos lembrar exatamente do que vc escreveu quando disse que o meu direito acaba quando começa o do outro. Infelizmente, falta muito pra isso. POrém, vamos de grão em grão...

    Bj.

  1. Lilahzita

    http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/14609-universidade-em-sao-paulo-quer-o-direito-de-ser-homofobica

    Dá uma olhadinha nisso

    Beijos

    ótimo post

  1. Infelizmente as pessoas não sabem lidar com a liberdade, seja ela qual for, sempre a confunde com libertinagem, e daí só saí merda mesmo.
    Assino embaixo de tudo o que disse, frô e mais uma vez a parabenizo por sabê0lo fazer tão bem!

    Xerinhos
    Paty

  1. Lilah, que primor de texto, concordo com absolutamente tudo que você disse. A nossa sociedade ainda tem muito que aprender no que se refere à liberdade de expressão.
    Beijos

  1. Parabéns pelo seu blog!

    Dica para conservar a sua Bijoux

    Olá hoje vou dar uma dica para vocês conservarem bem a suas bijoux evitando oxidação das mesmas! Espero que gostem. Vamos lá!

    - Evitar de deixar próximas a luz, pois a luz em cima do metal vai deixando fosco;

    - Em seu porta jóia coloque sempre uma raspa... mais dicas: http://nanciacessorios.blogspot.com/2010/11/dica-para-conservar-sua-bijoux.html

Copyright Reserved Tramas, Tranças e Bobagens 2010.
Design by: Lilah | Template Adaptado by Lilah | supported by One-4-All