Advertiser 2
14
terça-feira, 30 de novembro de 2010 Post By: Lilah

Boas Maneiras Cyberrnéticas



Ninguém duvida que Com licença, Obrigado, Por favor e Desculpe são palavras mágicas e indispensáveis no dia a dia, mas e na net? Será que existe uma etiqueta padrão a ser seguida nos contatos virtuais? Se existe, ainda não me apresentaram. Mas acho que, como tudo na vida, você precisa ter um certo bom senso na lida com quem está do outro lado do monitor.

Isso não é um manual. São só sugestões do que eu fui aprendendo e selecionando depois de quase 10 anos de vida ativa na internet. Talvez você faça as coisas de um jeito diferente. E seja bacana para você. Desde que as pessoas com quem você se relaciona não se sintam mal, então está tudo certo!

Eu fiz algumas sugestões gerais e outras específicas para cada lugar, se você tiver alguma sugestão, manda pra mim que eu acrescento!

Em geral:

1- Lembre-se que atrás do monitor tem uma pessoa de carne e osso. Que tem seus dias bons e ruins, suas manias e esquisitices. Como na vida “real” você precisa respeitar para ser respeitado.

2- As palavrinhas mágicas continuam valendo. Peça com educação e agradeça a atenção, não se intrometa onde não foi chamado e se errar, peça desculpas. Pode ser por email mesmo

3- Por mais que você tenha amigos virtuais adoráveis, eles tem vida própria e precisam fazer coisas não ligadas a internet. Não tem nada mais chato que ser cobrado por que naquela semana você estava mais ocupado e não disponível.

No msn:

1- Nunca entendi por que o msn tem status ocupado e ausente. Está ocupado? Não entre no msn ué! Ausente? Desliga ou deixa no invisível. Mas se o seu amigo gosta de usar o status? Bem, se não for algo realmente sério, eu não chamo. Por que se ele está ocupado não tem tempo para mim e se está ausente não está ali.

2- Chamar ou não chamar, eis a questão! Quantas vezes você entra no msn e fica esperando a pessoa chamar? E esquece que talvez ela esteja fazendo a mesma coisa! Se vocês tem intimidade e você quer conversar, chame, não fique esperando. Agora, se você chama todos os dias e ela nunca...bem, talvez você esteja endo inconveniente. Eu chamo a primeira, segunda...se não me chamar na terceira, eu dou um tempo e espero me procurar.

3- Um monte de janelas e nenhuma atenção. Você tem 6453765 contatos. E quer falar com TODOS eles ao mesmo tempo. E aí a pessoa manda uma pergunta e você responde 45 min depois. Eu desligo o msn e vou dormir! Acho uma tremenda falta de respeito deixar alguém falando sozinho. Três ou quatro janelas é suportável, mas do que isso é bagunça e não da atenção a ninguém.

4- Oi e tchau. Faz parte da educação avisar que está saindo. A não ser que você caia (de verdade e não fingindo) dizer boa noite não mata ninguém.

5- Você tem algo realmente importante para fazer no msn? Não quer ser interrompido? Boqueie alguns contatos por um tempo. Não é crime, você só quer privacidade naquele momento.

6- Emoticons são bonitinhos. Mas coloque um código que não vá fazer ele aparecer no meio de uma palavra e deixar o interlocutor tendo que decifrar um enigma.

7- Conferência de video. Cuidado. Você pode ser gravado. Tenha muito cuidado com quem você aceita fazer video. Por padeão só faço video com família e amigos muito próximos

8- Gravar as conversas. Se você grava as conversas lembre-se que repassar é violação da privacidade e da confiança de quem conversou com você.

No blog

1- Comentários. Você pode e deve comentar. Blogueiros adoram comentários. Mesmo contra o que eles escreveram. Mas se limite a opinar sobre ideias e não sobre o caráter do blogueiro! Não use palavras chulas e nem se torne inconveniente. E nunca, JAMAIS entre num post e sem nem ler vá pedir parceria, divulgar link ou pedir visita. Eu comento se tenho algo a dizer e se a minha internet deixa. Tem alguns sistemas de comentários que são um horror.

2- Seguir ou não. Eu sigo os blogs que eu gosto. Não me importa se o blogueiro me segue ou não. O problema do seguir é que eu ainda não descobri como “des-seguir” e ai você sai clicando e depois se o blog muda de linha editorial você ainda está lá sem concordar com nada. E nunca JAMAIS venha com cobranças do tipo “estou te seguindo, me segue de volta” não passo nem na porta do link.

3- Parcerias. Tem quem exija reciprocidade. Eu não faço isso. O blog roll tá aqui para os meus leitores saberem o que eu leio. Por que eu gosto dos blogs e então eu linko para as pessoas conhecerem também. Quer me linkar? Beleza, obrigada. Mas na base da exigência eu não vou postar link nenhum.

4- Verificação de Palavras. ISSO NÃO É DE DEUS! Rsrs Sem mais, simplesmente tirem essa porcaria dos blogs de vocês. É antipático e irritante. Moderação só se você está sendo vítima de spam ou haters. De resto também parece antipático: olha você comenta, se eu gostar eu publico.

Twitter

1- Seguir de volta e sites para ganhar followers. ODEIO. Eu sigo quem tem algo a dizer, quem eu gosto, seja por que motivo for. Mesmo que não me siga. Mesmo que nem goste de mim. Mas não sigo por obrigação. E propaganda de sites de followers é block na minha TL.

2- Trollagens e comentários repetidos. Sabe o cara chato que manda DEZENAS de tweets contra algo que você escreveu só pelo prazer de reclamar? Troll. E normalmente usam argumentos em looping. Solução? A melhor arma do twitter: Block. E ficar mandando a mesma coisa 500 vezes também é um saco.

3- Conversas de seguidos, entrar ou não? O twitter é uma rede social. Se você está discutindo algo em aberto é CLARO que qualquer um pode dar opinião. Quer privacidade? Vai para o msn.

4- Indicações de pessoas e links. É uma das melhores coisas do twitter. Gostou de algo, divida. E aproveita para divulgar os amigos também, que eles merecem.

Email

1- PPS, Correntes e afins. Não mande. Não passe adiante. Simples e objetivo. A não ser que você seja minha tia da Bavária, de 89 anos de idade, eu não vou responder e nem vou repassar.

2- Tamanho. Em geral seja breve e conciso. Se vocês são amigos ou se você precisa realmente explicar algo pode ser maiorzinho, mas por favor, nada de tratados ou monografias.

3- Responda! É questão de educação, mesmo que seja só uma linha, responda pra deiar o outro saber que você leu e tomou conhecimento.

Não dói nada ser educado e faz muito bem a todos que convivem com você.




  1. Bem interesante seu post, acho que deve sim existir etiqueta na net, por favor e obrigado são palavras corteses e usuais ate na net.

    Bjão

  1. PERFEITO! Eu concordo com tudinho, sabe? Tenho até medo de, por leseira, de vez em qndo cometer algum desses erros, mas eu concordo! E vou divulgar pq esse post tá ótimo!!
    Beijão!

  1. Adorei! Se eu faço algumas dessas coisas, por favor, me avisa! Tudo isso é insuportavelmente chato!

    POST DE UTILIDADE INTERNÉTICA, ahahaah

  1. Gaga_Foreverr ou Manu

    Juro que esse seu post vo twittar o link pra ver se certas pessoas se tocam! ADOREI

  1. ai jemt. eu sou meio ogro na net. nao tenho lá muita sutileza. Mas eu acho que sou assim na vida tambem. NAO ME JULGUEM.

  1. Lilah,
    Vou linkar este post a um que está na minha cabeça. Um dia, quando o tempo surgir.
    Muito bom, concordo 100% com tudo. Primeira vez que concordamos em tudo rsrsrs
    Na parte sobre blogs está mais que perfeito, todo blogueiro deveria ler. E fazer.

    Falando nisso: para des-seguir vá ao blog que quer deixar de seguir, e estando logada com o perfil que usou para seguir clique em Configurações do site. Vai abrir uma janela. Escolha escolha Parar de segui. Tem horas que trava, mas em geral dá certo.Também pode ser feito pelo seu painel, clicando em Administrar.

    Certo?
    Beijossss

  1. TUKA

    Concordo com Fernanda Reali.
    Se eu estiver fazendo algo errado me avisem por favor.
    Otimo post.

  1. Como diz a FÊ: Post de utilidade internética²! =]

    Se você é educado no real, porque não no virtual? Educação vem de berço e bom senso é um bom companheiro, devem estar sempre juntos.

    Beijos.

    PS: Como sou um ser humano passível de erro, talvez cometa algum desses deslizes, mas vou prestar mais atenção.

  1. hehehehe muitooo bom o que escreveu...acho que as pessoas esquecem dos bons modos...aliás educação é algo que se pode aprimorar se não vem de berço ... sempre digo aos meus alunos isso... boas dicas!

  1. Adorei as sugestões!!!
    Coisas tão simples que muitas vzs não são observadas!!!
    Questão de educação e bom senso, que muitas vzs acabamos deixando passar em algum momento!

    Grande beijo,

    Cláudia

  1. Lilah,

    Li seu post no mesmo dia que ele foi publicado. Deixei para comentar depois e acabei me esquecendo... pelo menos cheguei a tempo de você não ter publicado mais nenhum de seus excelente textos!
    Para mim, o Tramas, Tranças e Bobagens é leitura obrigatória!

    E esse seu texto deveria virar um "manual" para todos os blogueiros, twitteiros, orkuteiros e internautas em geral!
    Impecável!

    Acho que assim como a Elaine, vou escrever um post sobre o assunto linkando seu texto.

    Beijos ;)

    ps. Eu só tenho moderação nos meus comentários, porque recebo muita gente grosseira e que não aprendeu boas maneiras como leitor e comentaristas de blogs.

  1. PARA DEIXAR DE SEGUIR
    No Painel
    Logo abaixo das atualizações tem escrito: “Administrar”
    Clica ali e aparecerá uma lista: “Gerenciar Blogs que estou seguindo”

    Clica em configurações ao lado do blog e depois em PARAR DE SEGUIR.
    Fácil assim.

    No blog eu sigo quem eu estou afim e deixo de seguir do mesmo jeito. Eu não digo que sigo só o que gosto de ler, porque todo dia acho coisas legais por aí e se eu fosse seguir todos eu teria uma lista de quase 300 blogs. Então eu sigo quem eu mais visito e indico quando eu achei bom.

    Eu odeio blogs moderados, so visito uma segunda vez e deixo meu comentário se realmente eu gostei muito.

  1. Fantástico!!!!!

    beijoss e ótimo final de semana

  1. Oi Menina, gostei muito... Eu tenho moderação no blog, mas pq já estava lá...Rsss
    Não tinha pensado no lado da censura, mas por desconhecimento. Se eu não moderar, receberei aviso que tem comentário? Rss
    Me ensina por favor?
    Beijos

Copyright Reserved Tramas, Tranças e Bobagens 2010.
Design by: Lilah | Template Adaptado by Lilah | supported by One-4-All