Advertiser 2
sexta-feira, 7 de maio de 2010 Post By: Lilah

A Sexualidade Alheia


Eu até tento falar de coisas menos irritantes, mas parece que o mundo conspira contra mim. E sei que as vezes pode soar um pouco exagerado a bandeira que já me acusaram de carregar, mas tem coisas que é impossível não comentar.

Primeiro a foto que rolou o mundo e foi manchete de tablóides e jornais. E eu fico olhando para a foto e me perguntando por que a sexualidade de alguém precisa ser tão discutida. Ou melhor ainda, por que a SUPOSTA sexualidade de alguém precisa virar matéria de capa, gerar piadas e discussões em milhares de sites e rodinhas pelo mundo. Ibrahimovic e Piqué vão ser menos talentosos se realmente forem gays? No que isso afeta seu desempenho como atleta?

Não consigo deixar de lembrar do caso Richarlysson e o do juiz que disse que o "futebol é jogo viril, varonil, não homossexual" e caso o jogador fosse homossexual e resolvesse assumir sua "preferência sexual melhor seria abandonar os gramados". E é juiz, magistrado, não o árbitro, ok? Como se a orientação sexual fosse atestado de qualidade para jogar futebol.

Ibrahimovic e Piqué ainda não "se pronunciaram" segundo os tablóides, como se tivessem a obrigação de dizer com quem vão ou não para a cama! O que mais irrita nem é a baixa qualidade dos veículos de comunicação que estamparam a foto, com manchetes ridículas como a do Jornal Extra do Rio, falando em de maneira jocosa da "união dos jogadores do Barcelona", mas o nível dos comentários que se lê pelos sites da internet. Esses sim são de chorar.

E aí, quando eu já tinha resistido a necessidade de comentar algo sobre o assunto, até por que a vida sexual dos dois não me interessa, e em ano de Copa do Mundo eu não quero nem olhar para outras seleções....leio que a nossa amada(cof,cof) Câmara dos Deputados resolveu criar um Projeto de Decreto Legislativo que visa sustar os efeitos da resolução da Associação Brasileira de Psicologia Social que proíbe as chamadas terapias de reorientação da sexualidade.

Trocando isso em miúdos. A ABRAPSO proíbe que psicólogos exerçam qualquer ação que favoreça a patologização(transformar em patologia, em doença) de comportamentos ou práticas homoeróticas, o projeto, de autoria do deputado Paes de Lira (PTC-SP) e com apoio da bancada evangélica quer derrubar essa proibição e oferecer tratamento para homossexuais "virarem" heterossexuais! E se isso não fosse o bastante, ainda argumentam que é para "minimizar o sofrimento de pessoas discriminadas" e que não querem mais sofrer por isso! Oras, vamos então propor o embranquecimento de negros vítimas de racismo, a masculinização de mulheres vítimas de machismo e a mudança de religião as vítimas de perseguição religiosa! Para que combater o crime, se podemos mudar as vítimas e deixar o criminoso livre??

A ABRAPSO se pronunciou , em nota oficial, criticando a medida, inclusive por se tratar de matéria que não é da competência da Câmara dos Deputados, mas sim dos órgãos de classe. Felizmente, acredito que tal projeto tenha nascido morto e não seja aprovado por que está fora de competência, mas deixa claro mais uma vez o quanto ainda precisamos caminhar até uma sociedade que respeite a livre expressão da sexualidade.

Homossexualidade não precisa ser tratada. Precisa ser respeitada. E a discriminação precisa ser combatida e punida. O nobre(cof,cof) deputado deveria usar o dinheiro dos contribuintes para criar projetos que garantissem atendimento médico e psicológico a todos e não para curar quem não está doente!


Íntegra da Nota Oficial da ABRAPSO
via @dolado
Abaixo assinado pela aprovação da PLC 122/06, que criminaliza a homofobia

blog comments powered by Disqus
Copyright Reserved Tramas, Tranças e Bobagens 2010.
Design by: Lilah | Template Adaptado by Lilah | supported by One-4-All